Amianto em debate – René Mendes

Amianto em debate

amiantomaior

Promover o compartilhamento das diversas experiências nacionais e internacionais na luta pela erradicação do amianto, capacitando ativistas, organizando e qualificando suas ações nas diversas associações é um dos objetivos do I Encontro Nacional dos Familiares e Vítimas do Amianto, que acontece no dia 08 de outubro na cidade de Campinas.

Realizado pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), o Encontro objetiva também promover a construção de plano de atuação conjunta e fortalecer entidades locais, laços de solidariedade e cooperação para tornar visíveis os doentes do amianto no Brasil e a produção, comercialização e uso do mineral reconhecidamente cancerígeno para os seres humanos.

Segundo informação da ABREA, o Brasil é um dos maiores produtores, consumidores e exportadores de amianto do mundo, utilizado em quase três mil produtos industriais como telhas, caixas d’água, pastilhas e lonas para freios. O país está também entre os cinco maiores utilizadores e fornecedores de amianto do mundo.  

Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro que pode atingir tanto a pleura como o peritônio.

O Encontro acontece no Hotel Vila Rica, em Campinas, e abordará as ações dos parlamentares engajados na luta anti-amianto; a ação dos sindicatos nacionais e internacionais e das associações de vítimas do amianto; a luta anti-amianto em outros países, com representantes da Itália, Estados Unidos e Portugal; as ações judiciais em curso no Brasil e a unificação da luta por justiça para as vítimas; e a apresentação de propostas de luta coletiva.

Mais informações e a programação completa podem ser acessados no site da ABREA. Clique aqui.

Tags:, , ,