O que estou lendo – René Mendes

O que estou lendo

Havendo participado, recentemente, de eventos técnico-científicos de minha especialidade – Medicina do Trabalho – em Mar del Plata, na Argentina, aproveitei para comprar alguns livros, e, alguns eu ganhei de meus amigos e colegas argentinos.

livro-argentino-1

Do Prof. Antonio Werner, de Buenos Aires, ganhei um belíssimo livro intitulado “Historias de la Salud y la Enfermedad de los Trabajadores”, publicado pelo Editorial Alfredo Busi, neste ano de 2016. Em parceria com o Prof. Eduardo Scarlato, o livro, belissimamente ilustrado, em alta qualidade gráfica, cobre temas que incluem a história da origem de determinadas datas como o 1º de maio, por exemplo, ou, as raízes histórias sobre a saúde dos trabalhadores na Argentina, trazendo, também,  relatos de casos clássicos tanto na Argentina, quando em outros países, onde tecnologias e processos de trabalho adotados de forma ignorante ou leviana, resultaram em grande problemas de saúde para quem trabalha, e impactos sobre o meio ambiente e qualidade de vida no entorno dos locais de trabalho. São resgatados trabalhos pioneiros em defesa da saúde dos trabalhadores, bem como a evolução de conceitos, preconceitos e ideologias atualmente já não aceitas do ponto de vista de validade científica e mesmo ética e social. Magnífico livro (304 páginas) para ser lido  estudado por argentinos, brasileiros e latino-americanos de todos os países. Parabéns aos meus colegas e amigos.

livro-argentino-2

Comprei, também, o belíssimo livro “Poemas y Canciones” da poetisa argentina María Elena Walsh (1930–2011). Lindíssimos poemas. Entretenimento, prazer e cultura. Seus textos são maravilhosos!

Tags:, , , , ,